quinta-feira, 26 de abril de 2012

Campanha para salvar a tribo mais ameaçada do planeta


O ganhador do oscar Colin Firth lançou ontem uma campanha pela Survival International em prol da proteção daquela que é considerada "a tribo mais ameaçada do planeta" - os Awá, da floresta amazônica brasileira.
A peça central da campanha é um vídeo, que contêm um apelo de Colin Firth embalado pela trilha sonora de Heitor Pereira, ganhador do Grammy.


Os Awá são uma tribo pequena cujo território tem sido invadido por madeireiros ilegais, pecuaristas e grileiros. Gráficos desconcertantes no website da campanha mostram a devastação da floresta indígena - que está acontecendo mais rápido com o território dos Awá do que com qualquer outra tribo da Amazônia (que enfrentam também uma destruição num ritmo considerável). 

A situação é tão crítica que muitos especialistas brasileiros tem usado os termos "genocídio" e "extinção" para caracterizar o que está acontecendo.

Existem por volta de 360 Awá já contatados. Muitos deles são sobreviventes de massacres brutais. Estima-se que 20-25% mais estão escondidos na floresta que está ficando cada vez menor, buscando desesperadamente um refúgio frente a constante destruição.


A campanha tem como objetivo persuadir o Ministro da Justiça do Brasil, José Eduardo Cardozo, a mandar uma força policial federal para expulsar os madeireiros e posseiros ilegais e mantê-los afastados.

No apelo Colin Firth diz, "A floresta dos Awá está sendo ilegalmente devastada por madeira. Quando os madeireiros encontram os Awá, eles os matam. Os arcos e flechas dos Awá não são páreos para armas de fogo. O final dessa história será a exterminação de mais uma tribo da face do planeta, para sempre. Mas nós vamos garantir que o Mundo não deixe isso acontecer."


Entrem no website da campanha, ali há um link pelo qual se pode enviar uma mensagem de apelo ao nosso Ministro da Justiça via facebook, e-mail ou twitter. 

Nenhum comentário: