sábado, 25 de fevereiro de 2012

Trilha das Sete Fontes - Ubatuba

Começamos 2012 com uma trilha bem leve, a trilha das Sete Fontes. Para chegar a praia das Sete Fontes só existem duas alternativas: barco ou trilha. É claro que escolhemos a segunda opção. Antes de entrar na trilha, como sempre demos uma pesquisada na internet e vimos algumas pessoas falarem que a trilha leva em torno de 3h de caminhada e é de intensidade média/difícil. Bom, é claro que uma trilha depende muito de cada pessoa, do seu preparo físico, mas acho que essa trilha pode ser considerada de nível fácil na verdade. Para percorrer ela toda, com muita calma, demoramos algo em torno de no máximo 2h. Além disso, a trilha é super bem demarcada, em boa parte com degraus, o que facilita ainda mais.

A trilha começa pelo Saco da Ribeira e na metade do caminho passamos pela praia do Flamengo, considerada uma das mais limpas de Ubatuba. Do meio da praia do Flamengo a trilha continua rumo a praia das Sete Fontes. A subida aqui é um pouco mais acentuada, mas nada que com calma não possa ser superado facilmente. Não demora muito para sairmos atrás da pequena vila de moradores da praia.

A praia das Sete Fontes é muito bonita, com águas limpas e tranquilas. O único porém é que imaginávamos uma praia pelo menos semi-deserta e quando chegamos demos de cara com um monte de guarda-sol de marcas de cerveja. Bom, mas nada que pudesse tirar o prazer de estar um pouco mais próximo da natureza e de tomar um bom banho de mar. Voltamos e paramos um pouco mais na praia do Flamengo, que nos pareceu mais agradável e bem mais tranquila.

Resumindo essa trilha, podemos dizer que ela é bastante simples e apesar do destino final não ser um lugar intocado, acho que ela vale muito apena pelo visual ao longo do seu percurso, onde sempre se tem uma linda vista para o mar, lindo!

Clique aqui para ver todas as fotos.