quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Santo Antonio do Pinhal

Essa viagem foi um pouco diferente. Ganhamos um final de semana no hotel fazenda Estrela da Serra em Santo Antonio do Pinhal. Lugar lindo, vista para a Pedra do Baú, super aconchegante e algumas mordomias. Tudo aquilo que um mochileiro sonha naqueles momentos de cansaço no meio de uma trilha!

Bom, decidimos explorar um pouco mais a cidade antes de aproveitar os confortos do hotel. Primeira parada: Pico Agudo. Após muita subida, chegamos em um mirante, com uma vista grandiosa da Serra da Mantiqueira. Esse é um local já conhecido para a prática de asa-delta e paraglider. Vimos alguns saltos. Rola um momento de tensão a cada "decolagem". Uma pena que, ao menos para os nossos bolsos, o preço para saltar é um pouco salgado, em média R$200 por pessoa, em um voo de aproximadamente 30 minutos.

Segunda parada: Cachoeira do Lageado. Chegamos na entrada da cachoeira, que pelo jeito fica dentro de uma propriedade privada, já que é preciso pagar R$2,50 se não me engano, para entrar. Tem alguns momentos que precisamos ter um certo poder de concentração para reparar na beleza da natureza. O local estava bem cheio, tem umas espécies de churrasqueiras em volta, um banheiro logo ao lado, etc... Por outro lado a cachoeira é bem bonita. Vai de cada um decidir o que procura. Se você está a procura de se isolar na natureza e entrar em contato com ela, realmente sugiro que procure outro lugar, ou vá ao menos em um dia de semana, pois deve estar mais vazio. Agora, se você quer tomar um rápido banho de cachoeira, sem precisar pegar muita estrada, pode ter um bom momento de prazer!

Depois decidimos voltar para a pousada e curtir um pouco do lugar, afinal, por mais mochileiro que somos, também gostamos de um pouco de descanso!

No dia seguinte ficamos sabendo de uma outra cachoeira, não descobri qual o nome dela, se é que ela tem, mas é bem fácil de ir. Para chegar nela é só seguir até o Sítio do Matão e percorrer uma trilhazinha de uns 20 minutos, bem simples. A cachoeira é bem mais, digamos, singela do que a do Lageado, mas ela fica tão isolada, em um lugar tão tranquilo, que vale a pena conhecer e curtir suas águas super geladas.

Depois de voltarmos para a pousada, almoçar, arrumar tudo e seguir de volta para casa, ainda resolvemos antes dar um pulinho em uma cachaçaria chamada A Bodega. Apesar de não sermos muito de beber, o lugar é muito interessante, tem umas espécies de barris gigantes onde ficam armazenadas garrafas, uma pequena floricultura, além, é claro, de todos os tipos de cachaça imagináveis.

Antes de fechar o tópico, vale falar um pouco da própria cidade de Santo Antonio do Pinhal. Apesar de ser bastante arrumadinha, com chalés, restaurantes, bares e outros atrativos turísticos, a cidade parece que conseguiu manter um pouco do ar de interior, de suas tradições e consegue fazer um bom balanço entre a busca do lucro com o turismo e a manutenção de suas raízes interioranas. Possui assim espaço para todos.

Nenhum comentário: