terça-feira, 11 de outubro de 2011

Ubatuba - Praia de Puruba e Prumirim

 Fim de semana de sol, eu e a Adriana parados em casa sem fazer nada. Num instante decidimos descer a serra. Rápidamente arrumamos as coisa e seguimos rumo às praias do Prumirim e de Puruba, onde fazia tempo que estavamos querendo conhecer.


A praia do Prumirim fica a pouco mais de 18km do centro de Ubatuba, passando a Cachoeira do Prumirim. Logo quando saímos da rodovia, percebemos que as grandes casas de veraneio estão tomando rapidamente o lugar, e sua pequena vila de moradores tradicionais está cada vez mais sendo espremida no meio dessas construções. Depois de uma rápida vasculhada, resolvemos ficar no Camping do Altivo (R$15 por pessoa), que fica quase de frente para o mar, no meio de muitas árvores, muito gostoso o lugar.  Antes de montar a barraca, caímos direto na água. Uma delícia. No canto esquerdo, onde desemboca um pequeno rio, as águas são calmas e cristalinas. Tudo com vista para a ilha do Purmirim. Depois de algum tempo voltamos para montar a barraca e arrumar as coisas, e surge o primeiro percalço: no meio do camping existem uns bancos de areia, que ninguém tinha avisado, e é lógico que consegui atolar o carro. Cava daqui, cava dali, acelera, ré, e nada. Só conseguimos tirar o carro depois de chamar vários moradores para nos ajudar. Bom, fica esse alerta para quem vai conhecer essa bela praia.
No dia seguinte acordamos bem cedo e partimos para nossa segunda parada, a praia de Puruba, apenas alguns minutos ao norte do Prumirim. Puruba já é um local mais reservado e preservado de turistas, depois de sair da rodovia, andamos ainda por uma estrada de terra até chegar a uma pequena vila. A entrada para a praia fica logo no final da rua. O lugar ainda estava totalmente vazio, apenas um senhor, funcionário da prefeitura, que fica na margem do rio com um barquinho para fazer a travessia das pessoas pelo rio (o que é desnecesssário na maioria das vezes, já que a água não passa da cintura). Atravessamos o rio e ficamos de cara com um paraíso, uma praia linda, completamente vazia. Aproveitamos o isolamento e caímos na água novamente. A Adriana me avisou sobe as ondas fortes, mas como sou teimoso acabei não dando muita bola. Um erro. Quando já estava bem no fundo, o segundo percalço: ondas enormes começaram a se formar e quebrar bem em cima de mim, uma atrás da outra, era difícil de se manter em pé. Depois de algum esforço consegui sair capengando do mar, ainda dando de cara com a Adriana rindo da minha cara. Depois dessa, foi só mais um banho nas águas geladas do rio Puruba, descansar, pegar a estrada novamente e voltar para casa.



Um comentário:

Unknown disse...

Obrigado pelas descrição do local.
este tipo de informação é muito util.